A Norwind Energias Renováveis apresentou ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o Projeto Eólico Minuano do Ibirocai, que planeja investir R$ 6,5 bilhões em Uruguaiana, na fronteira oeste do estado. A Norwind, pertencente ao Grupo Quifel, de origem portuguesa, atua em projetos de energia eólica desde 2007.
O Projeto Eólico Minuano do Ibirocai visa instalar uma capacidade de geração de energia elétrica de 1 GW, o que seria suficiente para atender a 4,1 milhões de habitantes. O empreendimento encontra-se em fase inicial, com o protocolo do pedido de licença prévia previsto para maio. O projeto contempla a instalação de 160 a 200 aerogeradores em uma área de 32 mil hectares.
Caso se concretize, o Projeto Eólico Minuano do Ibirocai representará um investimento expressivo na região, com estimativa de gerar 10 mil empregos e ter um impacto significativo no Produto Interno Bruto (PIB) municipal, contribuindo com cerca de 20%. Se bem-sucedido, esse projeto pode se tornar o maior empreendimento eólico no Sul do Brasil. O interesse em iniciativas desse tipo destaca a crescente importância das energias renováveis, como a eólica, na matriz energética brasileira.
No MBA em Gestão no Setor Elétrico da Escola de Negócios do Setor Elétrico da FISUL, os...
A escassez de chuvas tem comprometido a capacidade das hidrelétricas, principal fonte de energia do país,...
O Brasil lidera o G20 em eletricidade renovável, que forneceu 89% de sua energia em 2023. O rápido...
A FISUL Escola de Negócios do Setor Elétrico é uma das apoiodoras do Smart Energy -...