Atendimento

Grandes nomes do Setor de Energia em um único MBA

postado em 27/09/2022

Para o doutor em Sistema de Potência (USP) e diretor de regulação e comercialização na Norte Energia e coordenador do MBA em Gestão Empresarial para Setor Elétrico da FISUL, Franklin Miguel, o grande diferencial do curso da FISUL são os professores. “Todos os professores, além de ter uma titulação muito sólida acadêmica são professores de mercado, são professores que conhecem a realidade do setor elétrico, conhecem o nicho que atuam, então isso traz grande diferenciação”.

A primeira turma de profissionais do setor iniciou o MBA em abril de 2020. A qualidade do curso fez com que a demanda sinalizasse para a necessidade de mais oportunidades de formação desse nicho pouco explorado da atividade econômica. Assim, uma nova oferta, foi lançada em abril de 2021. E o sucesso do projeto não parou por aí. A demanda por qualificação crescia e por isso exigiu novas ofertas, como mais uma turma, iniciada em agosto de 2021 e outra em março deste ano de 2022, ambas em pleno andamento. “E o mercado do setor elétrico é um setor muito fechado e então a gente encontrou aí um bom nicho de poder ensinar o que não é ensinado nas salas de aula, na graduação. Muitos dos alunos querem entrar, muitas das pessoas querem entrar no setor elétrico, mas conhecem não conhecem o negócio. Então o MBA da FISUL vem no sentido de explicar o funcionamento do setor, com especialistas que conhecem o funcionamento do setor elétrico”, constata o Coordenador.

Para segundo semestre está prevista a oferta da quinta turma, para iniciar as aulas em agosto, com uma novidade já contemplada na turma anterior. Tendo em vista as particularidades que o setor elétrico brasileiro possui, de existirem diferentes concessionárias, permissionárias e autorizadas espalhadas pelo Brasil e, sabendo da importância do networking entre os alunos e entre os professores, a FISUL promoverá imersão de gestão empresarial do Setor Elétrico em São Paulo, entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro próximos, no Atlântica Hotel, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O evento abordará seis temas fundamentais para a gestão e contará ainda com duas palestras com profissionais de renome do setor elétrico.

Todos os aspectos do setor em um único MBA 

O MBA busca dotar os diferentes profissionais que atuam no setor elétrico de capacidade gerencial, para perceber como os diferentes agentes se conectam e para compreender como as decisões da EPE, do ONS, da CCEE e da ANEEL influenciam nos seus negócios. Tem o objetivo de agregar, em um único MBA, todos os aspectos jurídicos, regulatórios, operacionais e financeiros, tão particulares ao setor, de forma a gerar valor aos profissionais dos diferentes departamentos de concessionárias, permissionárias e autorizadas de geração, transmissão, distribuição e comercialização.

Por tudo isso e diante do contexto regulatório, que engloba geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, o corpo de professores e o conteúdo atualizado, faz do MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico da FISUL um curso pioneiro no país.

Como surgiu a parceria da FISUL com Franklin Miguel 

Construir um projeto de curso diferenciado que pudesse capacitar gestores, uma das carências detectadas por quem conhece profundamente o setor, foi a motivação que levou Franklin Miguel, a buscar uma parceria, que pudesse abrigar a ideia e implementá-la. E, assim, surgiu o MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico, oferecido pela Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul – FISUL, localizada na Serra Gaúcha, em Garibaldi. Nos seus 18 anos de existência, recentemente comemorados, a FISUL atua fortemente na oferta de cursos de gestão, na graduação e na pós-graduação lato sensu.

As tratativas, que consolidaram o projeto, coincidiram com o advento da pandemia e, então as aulas ocorreram de forma presencial remota e assim, a opção foi por aulas síncronas, 100% ao vivo, por webconferência privilegiando a troca de experiências e o debate.

Acesse e conheça o MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico da FISUL!